quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Ção Miranda

No arranque deste ano escolar de 2009/2010, o Desporto Escolar da nossa escola,deixou de poder continuar com a colaboração da professora(Ção Miranda referencia gráfica utilizada pela própria).

Por motivos pessoais decidiu terminar o seu ciclo,como colega e amigo, não podia deixar passar o momento e dar o meu testemunho de apreço ao seu enorme trabalho.

O Desporto Escolar,o Atletismo,a nossa Escola(Seomara) tiveram o privilégio de poder receber da professora Ção um contributo tão importante e de uma dimensão tão grande que ultrapassou os limites da escola, do Concelho da Amadora e do distrito de Lisboa,ele foi Nacional.

No entanto eu quero destacar o domínio mais determinante e decisivo para todos os alunos , colegas de trabalho e funcionárias que com ela partilharam estes anos - o Lado Humano -

A Ção foi Professora,Treinadora,Mãe,Amiga,Assistente Social,Conselheira e muito mais para todos os alunos e alunas(foram centenas)da nossa Escola.

Muitos ou todos os alunos que passaram pelo Atletismo da Escola ,sabem bem do que estou a falar. Hoje e sou testemunha, os ex-alunos,continuam a enviar um toque para o seu telémóvel, de seguida a Ção liga-lhes para conversarem de treinos, competições,estudos e de tudo um pouco.

A Ção sempre treinou os alunos, fizesse sol,chuva,frio ou calor.Fins de Semanas inteiros acompanhando os alunos por este Portugal. Isto tudo sem ter transporte próprio e prejudicando muitas vezes a sua vida pessoal.

Na Escola era habitual nos dias de chuva, frio e vento, vermos os nossos alunos a correr,saltar e a exercitar o físico, nos corredores e escadas dos pavilhões.
A marca da Professora Ção estendia-se a nós colegas de trabalho, porque tinha que treinar na pista dos comandos na véspera do corta-mato e no final com os alunos a caminho dos autocarros, já pedia os resultados para os analisar.
Com os colegas da gestão, tentando mais e mais apoios para os alunos.

Por tudo, vamos ficar diferentes e sentir a a tua falta.

Parabéns por tudo o que fizeste em prol da Escola Pública e do Desporto Nacional.

Jorge Fernandes

7 comentários:

José Lagoas disse...

O meu colega e amigo Jorge Fernandes disse TUDO no seu "post"!

Só pela qualidade do seu texto já valeu a pena ter criado este BLOG.

O reconhecimento das qualidades morais e profissionais nos nossos pares é um SINAL claro da nossa própria essência. Parabéns pelo texto e pela oportunidade.

Para ti ÇÃO MIRANDA a minha admiração, respeito e SAUDADE. Não há pessoas insubstituíveis embora sem dúvida nem sempre se consiga igualar a sua OBRA.

PARABÉNS

José Lagoas

iolanda ventura disse...

Não sendo do vosso Departamento, gostaria de vos louvar pela iniciativa deste blog; falar de colegas, principalmente nesta fase da educação em Portugal, é deveras meritório.
A"Ção Miranda" foi uma grande colega (sempre pronta a colaborar), uma grande professora (sem avaliação)e um ser humano que me marcou, principalmente pela sua humildade, recusando elogios que tanto merecia!!!
A sua obra fica e é um marco para a nossa escola.
Vou ter saudades de a encontrar no Estádio Nacional, aos domingos, com os alunos, escrevendo com obra, um portefólio que ela sempre recusou.
Continua, Ção, a ser genuína...

alfredo garcia disse...

É raro ouvir, ou ler, textos em que se elogiem as características humanas e a dedicação profissional, incondicional, dos professores à tão nobre actividade de conviver e ensinar as novas gerações. A Escola, refiro-me à instituição Escola e não a qualquer escola em particular, quase nunca reconhece o verdadeiro mérito daqueles que, como a Ção, dão muito de si e do seu tempo em prol dos outros, do bem comum, e desenvolvem uma actividade com reflexos ímpares e incontestáveis de valorização na formação integral dos estudantes sem esperar louvores ou o reconhecimento oculto de uma "excelência" de secretaria...
Parabéns Jorge pelo excelente texto e Parabéns Ção, pela excelente colega, pela excelente professora, pela excelente amiga que foste durante todos estes anos que estiveste na Seomara. Uma excelência feita de emoções, de competência, de amizade, de dedicação, de trabalho, de camaradagem que todos guardarão nos seus corações...
Até sempre Ção!...

Unknown disse...

Longe vão os tempos em que nos cruzavamos nos corredores da nossa escola na Cruz-Quebrada ou nos pavilhões do andebol.
A corrida da vida, feita de muitas e diferentes etapas, proporciona momentos de cruzamento que nos permitem rever esses tempos e sorrir satisfeitos com as pessoas que eles nos permitiram conhecer.
Espero que a nova "pista" da São Miranda lhe permita continuar a correr atrás dos seus ideais.

Nuno Trancoso

Laura Silva disse...

Storaaaa..vou sentir imensas saudades suas! O stor Jorge disse tudo o que havia para dizer!
Obrigada por me ter aturado estes anos todos..
..obrigada por tudo!


Laura Camará

Raul Fernandes disse...

A stora sabe que não sou bom nestas coisas... MAs so queira Dizer que vou ter saudades suas e daqueles momentos em que Eu a stora e o resto da equipa de atletismo nos nacionais e regionais do depsorto escolar, Só tive muita pena a stora não me ter acompanhado na prova internacional na qual ganhei uma medalha de 1º lugar, mas só a consegui porque a stora obrigou-me a treinar nas ferias em quanto todos iam para a praia -.-`... Não vou tar aqui a fazer um grande testamento porque com oa stora sabe entregei-lhe a minha medalha da fisec a qual a dedikei a stora Ção Miranda e uma Carta, Beijinhos e obrigado pela paxiexia xD

Raul Fernandes disse...

*passamos nos